Organização

Como eu me organizo – Objetivos

Oi oi gente, tudo certo?

Hoje vim falar de um assunto mais sério com vocês. Vim falar de organização. Eu me considero uma pessoa mais ou menos organizada. Ultimamente eu meio que saí dos eixos, mas no geral tenho um guia de organização que eu sigo.

Acho muito importante ter organização na nossa vida sabe, é tanta correria na nosso dia-a-dia que as vezes nos esquecemos dos nossos sonhos, objetivos, metas, e as vezes até mesmo de coisas simples que temos que fazer durante o dia ou durante a semana. Mas eu acredito que se tirarmos um tempo da nossa semana para nos organizar tudo fica mais fácil, e eu vou tentar passar tudo o que eu sei, o que aprendi durante a minha curta vida sobre organização para vocês.

Começando, vamos falar de objetivos. Os objetivos são os seus sonhos planejados, colocados no papel ou em planejamento. Como assim?

Por exemplo: Meu sonho é viajar para a Inglaterra. Ai eu transformo em objetivo: Meu objetivo para daqui x anos é viajar para a Inglaterra. Parece que só mudaram as palavras né? Mas já faz toda a diferença ! E sabe por que? Porque você colocou um prazo limite, em x anos. Agora você e seu cérebro vão lutar mais por isso e começar e colocar metas curtas, ou objetivos mais curtos para esse objetivo maior.

De metas eu vou falar em outro post. Mas como exercício deixo aqui: Imagine sua vida daqui a muitos anos, quando você for velhinho (a), o que você gostaria de ter realizado, como gostaria de ser lembrado? Esses são os seus objetivos de longo prazo, para a vida.

A partir desse (s) objetivo (s) para a vida você vai imaginar objetivos que vão te deixar mais perto desses objetivos de longo prazo, objetivos para daqui 3 – 5 anos. Esses são seus objetivos de médio prazo. E pode ser mais de um objetivo de médio prazo para de longo prazo ok?

Agora a partir desses objetivos você vai pensar em objetivos mais curtos ainda para esses que você criou. Objetivos para daqui 3 meses a 2 anos. Esses são os seus objetivos de curto prazo.

Aqui um diagrama para ficar mais fácil de visualizar:

diagrama-objetivos

Agora um exemplo para ficar mais claro:

O meu sonho é morar no exterior

O meu objetivo de longo prazo é morar no exterior.

Meus objetivos de médio prazo para esse objetivo de longo prazo são: Em 5 anos ter juntado x de dinheiro. Ter conseguido um visto para o país de destino. Ter aprendido pelo menos o nível intermediário da língua daquele país.

Meus objetivos de curto prazo para esses de médio prazo são: Em 2 anos ter juntado x de dinheiro (pode ser a metade do x de 5 anos). Para isso juntar x de dinheiro por mês. Pesquisar tudo o que é necessário para tirar o visto para aquele país (até 6 meses). Ter dado entrada no visto (até 2 anos). Estar fazendo curso da língua do país (até 1 ano). Me matricular em uma escola de línguas (até 6 meses). Pesquisar boas escolas de línguas, preços, vantagens, diferenciais (até 3 meses).

Viu como não é difícil ?! E vale lembrar que nada é escrito em pedra. Você muda e com isso seus objetivos também. E é claro que conforme você for cumprindo uns objetivos outros vão surgindo. Por exemplo: Descobri tudo o que preciso para dar entrada no visto. Agora eu tenho que conseguir todas essas coisas, outros objetivos !

Recomendo também o blog Vida Organizada. Muito muito do que eu sei eu aprendi lá !

É isso pessoas. Desejo toda a sorte para vocês. Espero ter ajudado e qualquer dúvida podem me procurar nas redes sociais ou no e-mail. Me contem o que acharam nos comentários ! Pretendo continuar com posts assim ^^.

Deixe um comentário

