Receitas

Bolinho de fubá sem glúten

Oi oi, tudo certo?
Mais um receitinha aqui no blog, mas dessa vez bem mais light do que a anterior, que foi de brigadeiro de leite ninho haha.

Desde o final do ano passado estou, aos poucos, adequando minha alimentação a uma dieta mais saudável e não é fácil não viu haha, apesar de as escorregadas estarem diminuindo, ainda acontece, a minha maior dificuldade são os doces.

E faz uns dois meses que entrei nessa ~ vibe ~ de comer alimentos sem glúten, para ver se fazia diferença mesmo sabe? Pois bem, no começo foi bem difícil, pois eu AMO massas :(. Mas agora já está mais tranquilo, e faz a diferença sim ! Estou me sentindo menos inchada e sinto menos fome também. É claro que eu abro exceção as vezes, mas hoje a maior parte da alimentação é sem glúten.

Uma das coisas mais difíceis de adaptar foi o café da manhã, já que para mim o pãezinho francês ou caseiro era essencial. Mas aos poucos e pesquisando bastante hoje tenho na manga várias receitinhas fáceis e rápidas sem glúten para o café da manhã. Algumas dá para fazer na hora, outras faço no dia anterior e já deixo pronto para uns 2 a 3 dias. E uma dessas receitas venho mostrar hoje para vocês. Originalmente ela é com farinha de trigo normal, mas eu adaptei para ficar free glúten hahaha. E é super simples, não precisa nem sujar um monte de coisa. Então vamos lá:

Você vai precisar de:

♥ 1/2 xícara de farinha de milho ou de fubá
* As vezes eu vario, a receita é a mesma para fubá ou milho
♥ 1/2 xícara de farinha para tapioca
Pode ser aquela normal ou a mais granuladinha – geralmente vêm no pacote falando que é para bolos. A normal fica mais um textura de pão de queijo, e a normal fica mais parecido com bolo mesmo.
♥ 1/2 xícara de açucar
♥ 1/2 xícara de leite bem quente
♥ 1 ovo
♥ 1 colher de óleo
♥ 1 colher de margarina
♥ 1/2 colher de chá de sal
♥ 1/2 colher de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata a clara em neve e reserve.

clara-em-neve

Com uma colher misture bem: a farinha de milho ou o fubá com o leite bem quente. Adicione a farinha para tapioca, o açucar, a margarina, o óleo, a gema e o sal. Depois de tudo bem misturado, adicione a clara em neve e o fermento em pó, mexendo delicadamente.

Tudo-misturado

Unte forminhas de pão de queijo com margarina e polvilhe com fubá (para as duas opções milho ou fubá).

Forminhas

Coloque a massa até encher a metade da forminha. Se a sua forminha for solta coloque-as dentro de uma forma maior.

Leve ao forno em fogo pré-aquecido em temperatura moderada para assar – uns 200°C – até ficarem douradinhos.

Bolinhos
* Todas as fotos foram tiradas por mim

Rende: em média de 8 porções

Dica: Se você quiser, no bolinho de fubá, pode pôr erva doce na massa, fica uma delícia 😉


Obrigada por tudo ! Beijos.

Siga o blog e eu nas redes sociais:

Facebook • Instagram • Skoob • Pinterest • Twitter • Bloglovin

2 comentários em “Bolinho de fubá sem glúten

Deixe um comentário

