Indicações · Literatura

Livros grátis

BOOKS

(Imagem: via)

Olá personas, tudo bem ?
Eu amo ler, muito mesmo e odeio ficar sem fazer nada, principalmente quando estou no ônibus. Ai sabe como é né? As vezes você tá com aquele livro super empolgante na mala e nem repara que ele está chegando ao fim. Ai um dia, quando você menos espera ele acaba, assim do nada e sem avisar. É sempre bom você terminar um livro, mas também é sempre ruim, porque acabou… como assim acabou? E se for saga então?! Você fica OMG preciso ler o próximo.

Em um desses dias ~ em que o livro acaba ~ eu não tinha mais nada para fazer: sem podcast, sem outros livros, sem sono para dormir, sem nada. Foi nesse dia que cogitei comprar um e-Reader, para sempre carregar comigo na bolsa e usar nessas horas de desespero. Só que fui dar uma pesquisada e lembro que na época queria comprar um tablet também, então resolvi comprar um tablet porque além de eu poder ler, poderia fazer várias outras coisas com ele.

Pronto, havia “comprado” o tablet (na verdade ganhei da minha mãe <3). Agora outro problema: eu precisava de livros em PDF para ler. E pesquisando livros grátis para ler aqui e ali descobri alguns sites que disponibilizam livros grátis e legalmente. Descobri também dois app’s bem legais para ler os eBooks e PDF’s.

Sites

Amazon: A Amazon disponibiliza em seu site vários eBooks gratuitos para você “comprar”. Tem vários livros clássicos e de domínio público, mas tem também vários livros atuais e legais. E é super simples, é só você ter uma conta no site e clicar em comprar, não precisa pôr seu cartão nem nada. Após isso é só você conferir pelo App e baixar o livro no dispositivo para ler. A Amazon possui também o Kindle Unlimited, que é tipo ~ uma Netflix dos livros ~ haha. Por R$19,90 ao mês você tem acesso ilimitado a milhares e eBooks, até mesmo em inglês. Eles disponibilizam um teste de 30 dias gratuitos para ver se você gosta.

Saraiva: A Saraiva também disponibiliza eBooks grátis no seu site, e é o mesmo esquema da Amazon. Tem vários livros clássicos, mas tem atuais também, apesar de ser menos dos que os da Amazon. O processo para “comprar” o livro e ver no App também é o mesmo. A Saraiva não possui nenhum tipo de promoção como a Amazon Unlimited.

Open Library: O site possui livros de várias línguas e possui mais de um milhão de obras. A única coisa é ter paciência para você procurar e achar o que você quer, porque não achei a opção por filtrar por idioma, então tem que tentar o título do livro ou o nome do autor.

Project Gutenbeg: Possui mais de 100 mil livros em várias línguas. O site é fácil de se achar. Na página prateleira eles dividem em categorias os livros e tem como pesquisar no catálogo também. Eles disponibilizam diversos formatos, inclusive audiobooks.

Ebooks Brasil: O site é confuso e meio complicado de se achar, mas tem bastante coisa legal. Depois que você entra no site é só você clicar no que você quer (eBookPro, PDF…) na parte superior do site, ver os livros disponíveis e baixar.

Obras Raras USP: O acervo é pequeno, mas possui edições diferenciadas, com imagens por exemplo. Então vale a pena conferir.

Portal Domínio PúblicoÉ um portal do governo para livros que já estão em domínio público, possuem mais de dois mil livros em português. A interface é desconfortável, e as vezes não consigo filtrar pelo site, mas vale a pena tentar 😉

Aplicativos

Kindle: O kindle além do próprio e-Reader mesmo, ele tem um aplicativo de leitura disponível para Android, iOS, Windows e Mac. Eu adoro o aplicativo, além de ler PDF’s, tem como comprar livros e ler os eBooks que Amazon disponibiliza gratuitamente em seu site/App. Além disso, nos eBooks dá para marcar as páginas e também parte específicas no texto, mas essa opção não é disponível para PDF’s que você coloca no seu aparelho. A interface é agradável e você pode, inclusive, escolher a luminosidade da tela e se ela vai ser branca ou amarelada.

Saraiva Digital Reader: A saraiva também tem um reader disponível para Android, iOS, Windows e Mac. Confesso que o da Saraiva não usei muito até agora, mas assim como o App do Kindle, no aplicativo dá para você comprar livros e “comprar” livros disponíveis gratuitamente pela saraiva, ou baixar os livros que você já comprou no site.

Além dos livros grátis e Apps me salvarem quando meu livro acaba e estou sem nada para fazer, eles podem servir também, para quando você está sem muita grana para comprar livros novos, não gosta de carregar livros ou não tem mais espaço na sua bolsa, ou até mesmo para estudar e aprimorar o seu inglês.

Eu já li dois livros assim e gostei bastante da experiência. Mais futuramente estou pensando em experimentar o Kindle Unlimited e ver se vale a pena para mim. Se eu gostar o próximo passo é comprar um e-Reader haha.

E vocês? O que acharam? Gostam de ler livros digitais ou só físicos mesmo? Me contem nos comentários e se tiver outras dicas pode dizer também 😀


Obrigada por tudo ! Beijos.

Siga o blog e eu nas redes sociais e bloglovin para não perder nenhum post ou cadastre o seu e-mail ao lado em: “cadastre seu e-mail” é só incluir e dar enter->

Page do Blog / Instagram / Skoob / Pinterest / Twitter / Bloglovin do blog

Deixe um comentário

